terça-feira, 4 de agosto de 2009

C'est mon Choix





Esses dias estava conversando com uma pessoa, sobre as escolhas que temos que fazer na vida. Minha história de vida me leva pensar que tudo que fazemos são escolhas, que acarretam resultados imutáveis. Uma das minhas séries favoritas de filme me fez melhorar essa conclusão: De Volta Para o Futuro. Pra quem não sabe, é história de um cara que vai para o passado e encontra o próprio pai, com a mesma idade que ele e se ele fizer alguma coisa errada no passado, pode acabar nem existindo mais no futuro (isso, bem louco assim). Pra quem não curte os classicões como esse, é mais ou menos a idéia do Efeito Borboleta também.

Pequenas decisões, que podem influenciar na sua vida toda. Isso mesmo! Se você não fosse por aquele caminho talvez não conhecesse seu atual marido. Se você tivesse falado com aquela garota que te olhou e sorriu, talvez você fosse feliz, talvez não. Se você não subisse a escada e fosse pelo corredor, não teria sido assaltado. É! Até as escolhas das pessoas quando relacionadas a você são de sua escolha, mesmo que imprevisíveis.

Minha vida tem sido bem louca nesses últimos meses, milhares de opções grandiosas, mas infelizmente não consigo parar de me preocupar com as pequenas decisões e nos "SEs" da vida. No fundo sei que é medo, por não ter um objetivo de vida definido. Ainda olho para alguma coisa ou alguém que me cativa e quase sempre esito a abraçá-la (mas sei que isso vai mudar). Vocês podem pensar que é uma filosofia neurótica de vida (e em partes é), mas não consigo parar de pensar que minha vida pode se bagunçar mais ainda, se eu der um passo errado, por simples impulso.

O Palavra Cantada (que faz as músicas da TV Cultura) fez a inteligente música "Eu", que fala exatamente isso. Se não fosse uma barata ou se a bisavó do rapaz não tivesse medo de barata, ele nem existiria. Bizarro...


Essa idéia não me fez só pensar bem nas escolhas que faço, mas também me fez aceitar melhor as consequêcias das decisões que tomo. Isso me fez parar de querer arrumar um culpado ou responsável por essas consequências, boas e ruins.


Eu sei de uma coisa: independente das escolhas que farei, eu tenho fé. Fé que as escolhas que eu farei não me levarão pelo melhor e mais lindo caminho, mas pelo caminho certo.

Alguns acreditam em destino, outros acreditam que tudo está escrito, outros acreditam que a escolha é nossa.


"É por isso que as decisões que você e eu tomamos todos os dias têm uma enorme importância.Um pequeno ato de bondade feito hoje representa a conquista de um ponto estratégico,de onde você poderá,mais tarde,obter vitórias com que nunca sonhou.Já uma indulgência aparentemente trivial que satisfaça desejos ou ráivas pode significar a perda de uma posição crucial,de onde o inimogo pode desfechar um ataque que de outra forma seria impossível." (C. S. Lewis)

"Pensava que nós seguíamos caminhos já feitos, mas parece que não os há. O nosso ir faz o caminho." (C. S. Lewis)

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acho q já disse isso quando conversamos sobre esse assunto... Mas não consigo deixar de sentir uma pressão esmagadora nos meus pulmões quando penso no peso das minhas escolhas. Por isso q digo as vezes prefiro não pensar e não saber das coisas. Ser totalmente alienada. Ou saber das coisas e ignorá-las e ligar o foda-se. Mas já não dá. É uma escolha antiga.

= *