domingo, 13 de setembro de 2009

Fora


Fato pessoal da minha vida: Há alguns dias atrás, eu me apaixonei por uma pessoa desconhecida. Ela foi a mulher da minha vida durante uns... 3 segundos. Não sei o nome dela, não lembro do rosto, não reparei se ela usava moleton do curso que fazia na faculdade. Bizarro foi, que uma menina que eu não conhecia, sorriu para mim, um sorriso tão sincero, que minha única reação foi sorrir um sorriso tão sincero quanto o dela e balançar a cabeça em cumprimento. Depois disso, olhei para o zíper da calça, esfreguei um pouco meu dente com o dedo para ver se tinha alguma coisa e passei a mão no rosto e no cabelo pelo mesmo. Não era possível! Ela não poderia ter sorrido para mim, DAQUELE jeito, sem motivo. Quando me dei conta, ela já tinha passado e eu não a vi mais. Se algum dia você ler isso, Garota do Sorriso Sincero, saiba que você me fez pensar muito.

Talvez ela tivesse um motivo pra sorrir pra mim, mas mesmo que não tivesse. Qual o problema em simplesmente sorrir? Aquela menina fez o meu dia, simplesmente com um sorriso. "Estaria ela a fim de mim? Uh." Não, meu camarada. Ela só estava sendo simpática. Uma coisa que eu nunca consegui ser. Não entrava na minha cabeça. "Por que ela agradou uma pessoa que ela não conhecia, com uma demonstração tão expressa de felicidade em ver?".

A pergunta na verdade se resumia a "Por que sorrir?". Se EU estava feliz, por que as pessoas tinham que saber disso? A felicidade é minha, quem ganha com ela sou eu.

Aprendi então que o motivo de ela sorrir, é que ela não poderia naquele momento, fazer nada melhor. O sorriso foi tão generoso, que se ela pudesse, talvez ela me abraçaria, com um abraço sincero. Ela seria considerada louca. Isso, ela também era prudente. Talvez ela soubesse que agindo como agiu ela mexeria com alguém, muito mais do que com uma piscadela ou beijo surpresa. Se você ainda não experimentou o prazer de receber um sorriso sincero, comece com um sorriso sincero. Sorriso para o porteiro de manhã, para o motorista do ônibus e ao cumprimentar seus colegas de trabalho ou escola. Você receberá no mínimo um sorriso sincero por dia.

NÃO estou falando de fazer amizade. O que estou falando é sobre ser estratégicamente maquiavélico para sentir uma alegria muito bacana.

NÃO estou falando sobre ser feliz. Estou falando de um momento de alegria. Felicidade vai além e talvez seja discutida em outro texto.

A Garota do Sorriso Sincero se tornou para mim um personagem crucial na formação do meu caráter humano. Ela me fez entender que eu posso ser mais agradável. Aquela simples demonstração, me fez pensar sobre caridade, egoísmo e até sobre a vida.

Charles Chaplin, disse em uma das músicas mais significativas da minha vida: Smile "Se você sorri através do seu medo e tristeza. Sorria e talvez amanhã você descobrirá que a vida ainda vale a pena. Se você apenas sorrir...".

Esse não é um texto "auto-ajuda", "motivacional" ou "Drummond". Não foi para mostrar que o sorriso faz bem e que se sorrirmos todos os nossos problemas irão se resolver por si mesmos, por energia quântica.

Mas que nossas ações, por mais pequenas que sejam, influenciam na vida das pessoas e que com esse poder todo nas mãos, podemos nos alegrar, alegrando muita gente.

A Garota do Sorriso Sincero é hoje, para mim, a pessoa mais generosa do mundo.

"Quem não sabe sorrir e chorar, é um ser humano incompleto." (Valter da Rosa Borges)

Nenhum comentário: